Recentemente, durante o programa “A Escola do Amor”, transmitido pela IURD TV, o bispo Renato Cardoso e a esposa, a escritora e colunista Cristiane Cardoso, falaram sobre um tema que gera polêmica para muitos casais: a diferença de idade. Entre as celebridades, a situação é cada vez mais comum. O apresentador Cid Moreira, 83 anos, é casado com Fátima Sampaio, 36 anos mais jovem; a atriz Solange Couto é 30 anos mais velha que o marido Jamerson Andrade. Para Cristiane Cardoso, a questão da diferença de idade em muitos casos não é vista visando o futuro. “A mulher envelhece muito mais rápido e ela precisa sempre dar um jeitinho para melhorar isso”, disse.
De acordo com o bispo Renato, a maior preocupação no que se refere à diferença de idade está diretamente relacionada à maturidade. “Não podemos colocar uma fórmula e dizer que cinco anos mais velho que a mulher é a idade ideal. Cada pessoa é diferente. Normalmente, se você analisa um homem e uma mulher de 20 anos que cresceram em famílias iguais e foram expostos às mesmas experiências, normalmente a moça será mais madura”, afirma.
Segundo ele, a mulher é intelectualmente preparada mais cedo do que o homem e a idade é apenas um indício. “É claro que há as exceções. Por exemplo, se o rapaz teve experiência de vida muito forte e a moça veio de uma criação ingênua, é possível que esse relacionamento dê certo, mas, ainda assim, uma coisa precisa ser observada: a parte física. Quando ela estiver com 40 anos e ele 35, a aparência vai comprovar e isso pode gerar insegurança”, afirma.
O bispo alerta que há dois pontos importantes que devem ser observados além da questão da maturidade: a segurança e o respeito da mulher para com o homem. “O formato que Deus criou para o casamento é que o homem lidere. É necessário usar a cabeça para verificar se ambos estão em nível mental compatível. O meu conselho é que a mulher não deve ser mais madura que o homem quando entra em um relacionamento. Ela precisa encontrar segurança nele para que possa respeitá-lo”, ressalta.
A matemática de relacionamentos
Quando o assunto é achar o parceiro para a vida inteira, é obvio que todos querem encontrar alguém que acrescente algo à própria vida. Sendo assim, o bispo Renato apresenta “a matemática em relacionamentos”, em que itens imprescindíveis devem ser observados para que o casal possa somar e assim desfrutar da felicidade no casamento.
Quando o assunto é achar o parceiro para a vida inteira, é obvio que todos querem encontrar alguém que acrescente algo à própria vida. Sendo assim, o bispo Renato apresenta “a matemática em relacionamentos”, em que itens imprescindíveis devem ser observados para que o casal possa somar e assim desfrutar da felicidade no casamento.
“Assim como na matemática, 1+1=2, quando você se casa com uma pessoa que tem algo a acrescentar, então o casal dobra o valor individual no casamento. Mas o contrário também é verdade: quando a pessoa se casa com alguém que tem valor negativo, um anula o outro e a união é infrutífera”, disse.
De acordo com o bispo, é fácil identificar se a pessoa com quem você pretende se relacionar tem algo a acrescentar no relacionamento. “Procure no caráter os sinais que determinam o valor que ela tem como fé, moral, princípios, caráter, objetivos, ambições, compatibilidade, compromisso, honestidade, dedicação e temperamento. Estes são os principais sinais que determinam o valor de uma pessoa. Mas não procure os sinais apenas no parceiro, mas em você também, para que no dia do seu casamento os valores possam ser dobrados”, completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário