quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Mical: Princesa ou fugitiva?

Mical era a filha mais nova do rei Saul e amava Davi. Porém, o rei tinha prometido ao guerreiro sua filha mais velha, Merabe. Mas, ao voltar da guerra contras os filisteus, Davi a encontra casada com Adriel (I Samuel 18:17-19).
Quando o rei Saul soube que Mical amava Davi, usou isso a seu favor, para que ele matasse mais alguns filisteus e então se casasse com ela. Depois de algum tempo, Mical soube que seu pai mataria Davi e o ajudou a fugir.



Dois caminhos, uma escolha
É claro que Mical ajudou Davi a salvar sua vida, mas ela tinha duas opções: fugir com o marido ou continuar na cidade, no conforto do seu lar e como filha do rei Saul.
Como esposa, será que Mical não deveria estar ao lado de Davi, onde ele fosse, e vivendo de qualquer maneira ao seu lado? Ou era melhor ela continuar no conforto da sua casa, como filha do rei? Este era o momento de Mical expressar o seu amor a Davi, mas ela escolheu ficar ao lado do pai.


Davi e Mical ficaram muito tempo sem se ver. Ele foi muito perseguido por Saul, por diversas cidades. Em uma delas, conheceu Abigail e Ainoã, ambas foram suas esposas (I Samuel 25: 39-43). Se Mical tivesse ficado ao seu lado, Davi teria outras mulheres?
Há mulheres que preferem o conforto a fazer valer suas palavras de fidelidade e companheirismo ditas ao seu marido no dia do casamento. Quantas desvalorizam o homem que Deus colocou em sua vida, ao não apoiá-lo nas decisões, não estar ao seu lado em dias difíceis e não dar a devida atenção aos seus projetos. Atitudes como estas, e ainda outras não mencionadas, dão abertura para as amantes, amizades não tão convencionais.





Rejeição



O caráter de Mical ficou ainda mais evidente quando Davi festejou a entrada da arca do Senhor em Jerusalém (II Samuel 6:14-16). Ela viu Davi pular e dançar e o rejeitou em seu coração. Mais tarde, quando se encontraram, ela proferiu palavras de desaprovação (I Samuel 6:20).
Mical não se sentia esposa de Davi, mas vivia na antiga condição de filha do rei Saul. E quantas preferem estar acomodadas e não seguir adiante? Quantas foram as experiências vividas por Davi nas quais Mical não estava ao lado dele para dividir as alegrias?
Não seja uma “Mical”, não deixe de valorizar seu amado, de estar com ele, de encorajá-lo, de torcer por cada batalha e de vibrar em cada vitória.
O desprezo do coração de Mical em relação a Davi gerou nela a infertilidade, e ela morreu sem ter filhos do rei (II Samuel 6:23).


FONTE: http://www.arcauniversal.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...